Lula admite chance de Congresso Nacional aprovar anistia
Com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, o debate sobre a anistia voltou a ganhar força e agora é articulado por um projeto liderado pelo Partido Liberal (PL), sigla de referência da direita no país.
A proposta em articulação por parlamentares e pode ser colocada em votação no Congresso Nacional. O presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (4) que há “risco” de aprovação da proposta, visto que, a extrema-direita tem muita força no Congresso.
Se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia. Porque o Congresso, vocês sabem, não é um Congresso eleito pela periferia. O Congresso tem ajudado o governo, o governo aprovou quase tudo que o governo queria, mas a extrema-direita tem muita força ainda. Então, é uma batalha que tem que ser feita também pelo povo”, disso o presidente Lula durante visita à comunidade Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG).
O que é a Lei da Anistia?
A proposta liderada pelo PL, perdoa os condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, incluindo os financiadores, incentivadores e organizadores. Se aprovada, a lei pode beneficiar Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, por estar entre as principais cabeças por trás da trama golpista.
Além disso, a lei torna Bolsonaro elegível para as eleições de 2026, movimento que o PL tem tentado desde que ele foi impedido de concorrer a novos pleitos.
Ainda em Belo Horizonte, Lula pediu mobilização popular contra a aprovação da lei defendida pela oposição.
“Eu queria a ajuda de vocês para mudar. Não tem problema de reclamar, não tem problema de questionar, falar mal de ministro, falar mal do presidente da república. É preciso fazer as coisas funcionarem, senão a democracia não tem sentido. A democracia para o povo é comer, é estudar, é morar, é ter acesso à cultura, ao lazer, é fazer o que quiserem”.
Mesmo com força para a lei ser aprovada no Congresso, o PT tem alertado que o presidente Lula vetará qualquer iniciativa de anistia aprovada pelo Congresso Nacional.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) , afirmou que ainda não há definição sobre a inclusão da lei da anistia na pauta do Plenário. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta semana ser contrário a uma anistia ampla e geral, como defende o PL.
Por Primeira Página
Deixe uma resposta