LaLiga condena cânticos racistas contra Vinicius Junior

 

A LaLiga condenou nesta quinta-feira (15) os insultos racistas dirigidos a Vinícius Junior, do Real Madrid, antes da partida na véspera contra o Albacete, pelas oitavas de final da Copa do Rei, no estádio Carlos Belmonte. A equipe da capital espanhola foi eliminada pelo time da segunda divisão após perder por 3 a 2.

“Na LaLiga, condenamos qualquer insulto racista. Dentro e fora de campo, não há lugar para quem odeia. @vinijr, a LaLiga está com você”, declarou a liga nas redes sociais, juntamente com o slogan “LaLiga. A força do nosso futebol contra o racismo“.

Um vídeo mostra um grupo de torcedores do lado de fora do estádio proferindo ofensas racistas dirigidas ao jogador, que foi titular na estreia de Álvaro Arbeloa como técnico do Real Madrid, após a demissão de Xabi Alonso na segunda-feira (12).

Esta não é a primeira vez que incidentes desse tipo ocorrem contra o atacante brasileiro. Três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão em junho de 2024 por crimes de ódio.

Outros cinco torcedores também receberam uma sentença de um ano de prisão em maio de 2025 por outro crime de ódio, após insultarem o jogador em dezembro de 2022 durante uma partida contra o Valladolid.

E, um mês depois, quatro membros do grupo ultra Frente Atlético, que penduraram uma efígie vestindo a camisa de Vinícius em janeiro de 2023 antes de um clássico, admitiram os atos em tribunal e foram condenados a penas de prisão que variam de 14 a 22 meses.

No final, eles chegaram a um acordo judicial para evitar a prisão, resultando em multas, inabilitação para ocupar cargos públicos e uma ordem de restrição que os proíbe de se aproximarem do jogador e dos estádios.

Na quarta-feira, o goleiro do Real Madrid, Thibaut Courtois, já havia criticado os cânticos racistas. “Chega de racismo! Isso é vergonhoso”, escreveu ele nas redes sociais junto com imagens do incidente.

Por Folha de São Paulo

Deixe uma resposta