Grupo é detido após invadir e deixar lixo em cachoeira com visitação proibida no Parque Gruta da Lagoa Azul em MT
Cinco pessoas foram encaminhadas à delegacia após acessarem área protegida de forma irregular e deixarem lixo no local. À polícia, elas alegaram que não sabiam da proibição e que foram guiadas por uma moradora da região.
Por G1 MT
Cinco pessoas foram flagradas causando dano ambiental na Cachoeira dos Namorados, localizada dentro do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, a 140 km de Cuiabá, neste sábado (19). O parque foi criado em 2000 para proteger as belezas naturais da região e, desde então, a visitação na área está proibida, de acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Conforme o boletim de ocorrência, os suspeitos deixaram sacos de lixo e materiais plásticos próximos à cachoeira, causando impactos ambientais. Segundo a Polícia Militar, eles acessaram a trilha a partir de uma propriedade rural vizinha, conduzidos por uma moradora da região.
Os envolvidos alegaram à polícia que desconheciam a Portaria nº 152/2025/SEMA/MT, que suspende temporariamente a visitação pública ao Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, incluindo suas trilhas e cachoeiras.
Os invasores devem responder por crime ambiental, especificamente por causar dano à unidade de conservação.
A ação foi resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), que realizavam fiscalização ambiental no interior da unidade de conservação.
🚫Turismo irregular
Com formações rochosas e uma lagoa de águas cristalinas em tons de azul, a Gruta da Lagoa Azul é um dos dos cenários naturais mais impressionantes de Mato Grosso. Segundo pesquisadores, a lagoa surgiu quando o lençol subterrâneo de água aflorou no local. A cor azul predominante na água envolve uma série de elementos, entre eles carbonato de cálcio e magnési
Em março de 2024, o g1 mostrou que diversas denúncias foram registradas contras guias clandestinos por promoverem passeios irregulares na gruta, sem informar os turistas sobre a proibição. Na época, o valor da visita chegava a custar R$ 250 por pessoa. Em 2023, o jogador Deyverson, e a esposa dele, também visitaram a gruta. À época, o jogador compartilhou fotos do passeio romântico nas redes sociais.




Deixe uma resposta