Feminicídios em Mato Grosso atingem o maior número dos últimos cinco anos, aponta relatório da Polícia Civil
O Estado de Mato Grosso atingiu um número alarmante de 49 feminicídios em 2025, segundo relatório da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (PJC-MT). O levantamento mostra que junho foi o mês mais violento do ano, com 10 assassinatos de mulheres em um intervalo de apenas 22 dias, tornando-se o pior mês desde o início da série histórica.
ACESSE NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS
De acordo com o relatório, os crimes de junho ocorreram nos municípios de Ribeirãozinho, Água Boa, Sinop, Vera, Alto da Boa Vista, Rondonópolis (com dois casos), Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e São José dos Quatro Marcos. O avanço da violência preocupa as autoridades, já que o número total de casos em 2025 supera o registrado em 2024 e é o maior desde 2020, quando 62 mulheres foram mortas em razão de gênero no estado.
Somente no primeiro semestre de 2025, foram 27 feminicídios, um aumento de 42% em relação ao mesmo período de 2024, quando 19 casos foram registrados. As cidades com mais ocorrências são Sinop, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Cáceres, que juntas concentram 37% dos crimes.
A RISP 03, que abrange Sinop e região, lidera com cinco feminicídios, seguida pelas RISPs 4 e 14, com quatro casos cada. Quase 80% das mortes ocorreram dentro das residências das vítimas, e em 44% dos casos foram usadas armas brancas, como facas.
O relatório também destaca que 93% das mulheres assassinadas não tinham medidas protetivas, e 85% nunca haviam registrado boletim de ocorrência contra o agressor evidenciando a falta de acesso à proteção e a persistência de ciclos de violência invisibilizados.
Além disso, 46 crianças ficaram órfãs apenas neste primeiro semestre, sendo quase metade menores de 12 anos. “A violência não termina com o crime, ela destrói famílias inteiras e perpetua traumas profundos”, aponta o documento.
As autoridades reforçam a necessidade de políticas públicas integradas, com foco na prevenção, proteção e atendimento às vítimas.
Comparativo dos últimos anos em Mato Grosso
-
2020: 62 casos
-
2021: 22 casos
-
2022: 23 casos
-
2023: 14 casos
-
2024: 19 casos
-
2025: 49 casos (até novembro)
O número de feminicídios em Mato Grosso já é o maior dos últimos cinco anos, acendendo um alerta sobre a urgência de políticas de combate à violência de gênero em todo o estado.
Por Ana Flávia Moreira/RBT NEWS




Deixe uma resposta