Ex-presidente da ALMT morre aos 89 anos em Cuiabá
Morreu nesta sexta-feira (19) o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Oscar da Costa Ribeiro, aos 89 anos, em Cuiabá.
Em nota, a Mesa Diretora destacou a relevância da trajetória de Oscar Ribeiro na política e na administração pública estadual. A Assembleia manifestou “profundo pesar” pela perda e enviou condolências aos familiares, amigos e admiradores do ex-parlamentar.
Oscar Ribeiro iniciou a carreira política como prefeito de Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá, em 1970, e posteriormente assumiu cargos de destaque no governo estadual, incluindo as secretarias de Educação e Administração. Também foi presidente do Tribunal de Contas do Estado e professor, consolidando uma carreira marcada por contribuições à gestão pública e à educação.
Ele foi deputado estadual por três mandatos, entre 1975 e 1987, período em que atuou em posições estratégicas na Mesa Diretora da Assembleia. Ribeiro foi 1º secretário de 1977 a 1979, presidente do Parlamento de 1979 a 1981 e líder do governo em dois períodos: 1981-1982 e 1984-1986.
Entre as iniciativas legislativas, Oscar Ribeiro foi autor de importantes leis, como a emenda constitucional que garantiu aposentadoria especial a professores, e contribuiu para a criação de municípios como Brasnorte, Jangada, Juína e São José do Rio Claro.
O presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB) e o vice-presidente da Assembleia, deputado Júlio Campos (União) lamentaram a morte do ex-parlamentar.
Por g1 MT




Deixe uma resposta