Fonte:Redação RBT NEWS com informações da GD-MT

 

Traições no mundo das celebridades, como as de Shakira, Beyoncé, Luisa Sonza e, mais recentemente, a cantora Iza, ganham destaque devido à visibilidade midiática e às expectativas dos fãs. No entanto, a infidelidade é uma realidade comum para muitas pessoas. Segundo a pesquisa “Radiografia da Infidelidade e Infiéis no Brasil 2022”, 8 a cada 10 brasileiros já traíram, com os homens representando 91% dos infiéis.

As psicólogas Adriana Ogawa e Juliana Felippin, cofundadoras do perfil @coisasdecasal.psi, explicam que a traição pode ser uma das maiores dores experimentadas pelo ser humano. Os impactos psicológicos podem ser devastadores, afetando a saúde mental, emocional e física do traído.

Definição e Tipos de Traição

Segundo Adriana e Juliana, a infidelidade é definida como a quebra de confiança em um relacionamento. A falta de comunicação pode gerar desconexão e ressentimentos, levando ao afastamento e à frustração, o que pode abrir espaço para um terceiro elemento na relação. A traição pode ser sexual, emocional, financeira ou até mesmo ligada à lealdade à família de origem.

Efeitos Psicológicos da Traição

As consequências da traição incluem sentimentos de rejeição, baixa autoestima, angústia, raiva e desejo de vingança. A pessoa traída pode também sofrer alterações de sono, apetite, náuseas, ansiedade e crises de pânico. Esses efeitos podem ser tão intensos que o corpo reage como se estivesse expelindo um veneno, levando, em alguns casos, ao uso de substâncias psicoativas.

Diferenças de Gênero na Infidelidade

A sociedade encara de forma diferente a infidelidade masculina e feminina. Historicamente, a infidelidade masculina era mais tolerada, enquanto a sexualidade feminina continua sendo um tabu. Estudos mostram que os homens tendem a valorizar mais a fidelidade sexual, enquanto as mulheres dão mais importância à fidelidade emocional.

Recomendações para Quem Foi Traído

Adriana e Juliana ressaltam a importância do autoconhecimento e do apoio emocional para superar a traição. Elas recomendam que as pessoas busquem entender suas próprias necessidades e limites em um relacionamento. Além disso, é possível reconstruir a confiança e o relacionamento, desde que ambas as partes estejam dispostas a evoluir e se comprometer.

A infidelidade pode ser um fator desestabilizante, mas é possível encontrar novas formas de viver relacionamentos afetivos e amorosos, mesmo após uma experiência dolorosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *