×

Empresas de Mato Grosso podem pedir devolução de taxas pagas ao Funjus

Empresas de Mato Grosso podem pedir devolução de taxas pagas ao Funjus

Empresas de Mato Grosso podem pedir devolução de taxas pagas ao Funjus

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) informou que as empresas do estado têm a possibilidade de solicitar na Justiça a devolução de valores pagos indevidamente ao Fundo de Aperfeiçoamento dos Serviços Jurídicos (Funjus). Esse fundo, criado pelo Estado de Mato Grosso, cobra uma taxa de 10% sobre dívidas tributárias e administrativas, incluindo os acordos do Refis Estadual.

O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando a legalidade dessa cobrança e, até o momento, o ministro relator do caso se manifestou favorável à inconstitucionalidade da taxa, indicando que a cobrança pode ser considerada inválida. No entanto, o julgamento foi interrompido após um pedido de vista de outro ministro, e a decisão final ainda não foi divulgada.

A Fiemt alerta que as empresas devem entrar com ações judiciais antes da conclusão do julgamento. Isso porque, caso o STF declare a taxa ilegal, a devolução dos valores pagos indevidamente pode beneficiar apenas aquelas empresas que já tiverem iniciado processos na Justiça. Dessa forma, a ação prévia aumenta as chances de garantir a restituição.

A devolução desses valores pode representar uma importante redução nos custos para as empresas. A Fiemt continua acompanhando o andamento do julgamento e reforça a orientação para que os interessados procurem assessoria jurídica o quanto antes.

Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT

Deixe uma resposta