Empresas de etanol são investigadas por fraude tributária em MT e SP
Empresas e pessoas físicas ligadas ao setor de etanol foram alvos da Operação Cana Caiada, deflagrada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Mato Grosso (Cira-MT), na manhã desta quinta-feira (27). Segundo a Polícia Civil, 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cuiabá e São Paulo (SP), com o objetivo de desarticular um esquema milionário de sonegação fiscal.
A Justiça também determinou a indisponibilidade e o bloqueio de bens móveis, imóveis, veículos e embarcações, que podem chegar a R$ 120 milhões.
As ordens judiciais foram expedidas pela juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz) e pela 14ª Promotoria de Justiça Criminal.
Segundo as investigações, o grupo teria criado um sistema sofisticado de blindagem patrimonial aliado a fraudes tributárias estruturadas, com o objetivo de ocultar bens, sonegar tributos estaduais e provocar prejuízos milionários aos cofres públicos.
A suspeita é de que o esquema permitia que empresas do setor operassem artificialmente, reduzindo ou ocultando declarações fiscais e desviando valores que deveriam ser recolhidos ao Estado.
A operação segue em andamento, e documentos e equipamentos apreendidos devem passar por análise para aprofundamento das investigações.
Primeira Página




Deixe uma resposta