×

Em entrevista, presidente do Sindicato Rural de Sorriso projeta início favorável da safra 2025/26 de soja

Em entrevista, presidente do Sindicato Rural de Sorriso projeta início favorável da safra 2025/26 de soja

Reconhecido como o maior produtor de soja do Brasil, o município de Sorriso (MT) se prepara para dar início à safra 2025/26. Com o fim do vazio sanitário no último dia 6 de setembro, os agricultores já estão autorizados a iniciar a semeadura. No entanto, a maior parte das áreas de sequeiro ainda depende da regularidade das chuvas para avançar com o plantio.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Diogo Damiani, algumas lavouras irrigadas já deram início à semeadura. Em outras, os pivôs ainda estão sendo utilizados para a colheita do feijão, e logo após a finalização desses trabalhos, a soja será implantada.

Nas áreas de sequeiro, a expectativa é que as primeiras chuvas cheguem entre os dias 15 e 18 de setembro, firmando-se ao longo de outubro. “Diferente do ano passado, quando o atraso na chegada das chuvas empurrou a semeadura para depois de 15 de outubro, este ano acreditamos em um cenário mais favorável. As previsões indicam chuvas mais cedo e com maior frequência, o que deve garantir um bom ritmo ao plantio”, destacou Damiani.

As análises climáticas apontam para uma condição de neutralidade, com tendência ao fenômeno La Niña, que costuma favorecer a ocorrência de chuvas antecipadas na região. O cenário gera otimismo entre os produtores, já que a definição da janela de plantio impacta diretamente a produtividade da oleaginosa e o calendário das culturas subsequentes.
Em entrevista, presidente do Sindicato Rural de Sorriso projeta início favorável da safra 2025/26 de soja.

Por Ana Flávia Moreira/Jornalista

Deixe uma resposta