Em entrevista, coordenador explica: Desativação da Estação de Tratamento Central Benjamin Raiser segue em ritmo acelerado
A Águas de Sorriso segue avançando com as obras de desativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central Benjamin Raiser. A iniciativa, que está com ritmo acelerado, deve ser concluída até novembro deste ano e marca um importante passo no desenvolvimento urbano e ambiental do município.
A proposta é concentrar todo o processo de tratamento de esgoto na nova ETE Teles Pires, localizada em uma área planejada e estruturada fora do perímetro urbano. Ao todo, estão sendo implantados 5,6 mil metros de novas tubulações que vão direcionar o esgoto antes tratado na ETE Central para a nova unidade.
Além de benefícios ambientais, a mudança trará impactos positivos diretos na vida da população, como destaca o coordenador da Águas de Sorriso, Eder Freitas de Oliveira.
“Nosso foco é garantir que essa importante melhoria aconteça com a menor interferência possível na rotina da população. Nossas equipes estão atuando diariamente para manter a limpeza das vias e garantir a segurança de todos, com o perímetro devidamente sinalizado”, explica Eder.
Segundo o coordenador, a nova estrutura contará com tecnologia moderna e capacidade ampliada para acompanhar o crescimento de Sorriso nos próximos anos. Com isso, a população terá acesso a um serviço de esgotamento sanitário mais eficiente, com impacto direto na promoção da saúde pública e na valorização urbana.
Valorização e esperança para os moradores
Moradora e empresária da região, Elaine Campera destaca a expectativa positiva dos vizinhos com a desativação da ETE Central. O mau cheiro, segundo ela, afastava moradores e desvalorizava imóveis no entorno da estação.
“Não é todo mundo que sabe que tem a estação aqui, então agora com a desativação com certeza esperamos melhorias e que com isso o bairro seja mais valorizado. Por essa questão do odor, muitas casas estão para alugar e acabou tendo essa desvalorização”, comentou.
A mudança, além de beneficiar diretamente os moradores do bairro Benjamin Raiser, também contribui para o desenvolvimento sustentável do município, alinhando-se às melhores práticas de saneamento urbano.
Monitoramento 24h e compromisso com o futuro
Após a conclusão das obras, a Águas de Sorriso continuará realizando o monitoramento contínuo do sistema, garantindo o pleno funcionamento da ETE Teles Pires e a qualidade do serviço prestado à população.
“É um projeto estruturante, que traz ganhos ambientais, sanitários e urbanísticos. Estamos preparados para atender o município com mais eficiência, garantindo saúde e qualidade de vida para todos”, reforça Eder Freitas.
Mesmo com o aumento do fluxo de maquinário e movimentação nas vias durante a execução, a obra representa um avanço significativo para Sorriso, refletindo o compromisso com o bem-estar da população e a valorização de suas regiões urbanas.
Deixe uma resposta