É #FAKE que Índia anunciou saída do Brics

Publicações nas redes sociais dizem que a Índia anunciou saída do Brics, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e mais seis integrantes. É #FAKE.

selo fake — Foto: g1

🛑O que diz a publicação?

  • Publicado em 14 de julho de 2025 no Instagram, o vídeo, que já teve mais de 50 mil curtidas, faz críticas ao governo Lula e alega que o Brasil está ficando cada vez mais isolado do mundo, em meio à ofensiva tarifária do governo Trump contra produtos brasileiros.
  • Esse afastamento estaria ocorrendo, entre outras razões, porque a Índia teria saído do Brics:“Donald Trump faz acordo com China e Índia sai do Brics. A verdade é que o Brasil está ficando isolado. A crise do Lula com Donald Trump pode ter consequências muito ruins. Precisamos orar, irmãos, porque o Brasil não pode ficar isolado do mundo. A consequência disso, essas tarifas altas, é que certamente muita gente vai perder emprego”.

 

⚠️ Por que é falso?

O governo indiano não sinalizou que sairá do Brics. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, estava na reunião de cúpula do bloco, realizada no Rio de Janeiro neste mês e reafirmou, através de publicações oficiais, o compromisso do país asiático com o bloco. A Índia, aliás, sediará o encontro de líderes em 2026.

 

  • Após a realização da foto de família, que reúne os líderes das nações do Brics, Modi disse que a Índia pretende estreitar relações com os demais países-membros:

“Ao lado dos demais líderes do BRICS, na Cúpula realizada no Rio de Janeiro, Brasil, reafirmamos nosso compromisso com uma cooperação mais estreita e com o crescimento compartilhado. O BRICS tem um enorme potencial para contribuir na construção de um futuro global mais inclusivo e igualitário”.

  • Em 2026, a Índia assume a presidência rotativa do bloco. Em um comunicado feito no dia 7 de julho pelo Escritório de Informações de Imprensa do governo indiano, o gabinete do primeiro-ministro faz comentários sobre como será a condução da cúpula do Brics em 2026:

A Índia assumirá a presidência do Brics no próximo ano. Nesse contexto, o primeiro-ministro afirmou que a Índia dará prioridade ao Sul Global em sua agenda (…) e acrescentou que, sob a presidência da Índia, será feito um esforço para apresentar o Brics de uma nova forma. O acrônimo passará a significar — Building Resilience and Innovation for Cooperation and Sustainability (Brics) (Construindo Resiliência e Inovação para Cooperação e Sustentabilidade).

  • Após o fim do evento no Rio de Janeiro, Modi foi à Brasília, onde assinou diversos acordos bilaterais com o Brasil, entre os quais está um sobre a parceria digital, com foco em infraestrutura pública digital, inteligência artificial, tecnologias emergentes e governança digital. Por G1 Política

Deixe uma resposta