REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS FONTE SÓ NOTÍCIAS.
A maioria dos deputados federais de Mato Grosso assinou um requerimento pedindo o afastamento do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), sob a alegação de abuso de poder. Sete parlamentares mato-grossenses apoiam a iniciativa, enquanto o deputado Emanuelzinho (MDB) permanece indefinido. A proposta de impeachment é parte de um movimento mais amplo, que já conta com o apoio de 156 deputados em todo o país, segundo dados do portal Votos Deputados.
Entre os parlamentares favoráveis ao impeachment estão Abilio Brunini (PL), Coronel Assis (União), Coronel Fernanda (PL), Gisela Simona (União), José Medeiros (PL), Juliana Kolankiewicz (MDB) e Nelson Barbudo (PL). No cenário nacional, 178 deputados se posicionam contra o afastamento, e 180 ainda estão indefinidos.
No Senado, a situação também está dividida. Em Mato Grosso, Jayme Campos (União) e Margareth Buzetti (PSD) não se manifestaram, enquanto a senadora Rosana Martinelli (PL) defende a cassação de Moraes. Martinelli foi alvo de sanções do STF por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando houve depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.
Embora a pressão política seja significativa, o impeachment de um ministro do STF só pode ser formalmente proposto pelo Senado após a tramitação interna.
A questão ganhou força recentemente, impulsionada pela suspensão da rede social X (antigo Twitter) no Brasil, gerando críticas entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que já pediam a saída de Moraes desde as eleições passadas.