Deputado pede expulsão do prefeito de Sinop do PL após declarar que Bolsonaro é “carta fora do baralho”

Um pedido de abertura de processo disciplinar com possibilidade de expulsão do prefeito de Sinop, Roberto Dorner, foi protocolado no Partido Liberal de Mato Grosso (PL-MT) após declarações públicas consideradas ofensivas à principal liderança nacional da sigla, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

O documento, datado de 27 de novembro de 2025 e assinado pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL), foi encaminhado ao presidente estadual do partido, Ananias Filho. Nele, o parlamentar sustenta que Dorner violou normas do Estatuto Social e do Código de Ética do PL ao fazer críticas diretas a Bolsonaro em entrevistas e publicações amplamente divulgadas pela imprensa e redes sociais.

As declarações do prefeito ocorreram no dia 26 de novembro, quando afirmou que Bolsonaro seria “carta fora do baralho”, estaria “politicamente acabado” e que “não é dono do partido nem da direita”. As falas repercutiram em veículos de comunicação de Mato Grosso, como MidiaNews, FolhaMax e Estadão Mato Grosso.

ACECESSE NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS

Segundo o deputado, as manifestações públicas do prefeito atingem diretamente a principal liderança do PL desde 2021, enfraquecem a linha político-partidária definida pelo Diretório Nacional e ferem o dever de lealdade e respeito entre filiados, especialmente quando se trata de um detentor de mandato eletivo.

No pedido, Cattani afirma que a conduta de Dorner se enquadra como infração ética prevista no Estatuto do Partido Liberal e no Código de Ética Nacional, que autorizam, em casos semelhantes, a aplicação da pena de expulsão. O parlamentar ressalta ainda que o comportamento do prefeito é incompatível com a condição de filiado, por gerar repercussão negativa à imagem do partido.

O documento solicita que o PL-MT instaure procedimento disciplinar, garantindo o contraditório e a ampla defesa ao prefeito de Sinop, para apuração dos fatos e eventual aplicação de sanções cabíveis.

Ao final, o deputado destaca que a preservação da coerência interna, da lealdade partidária e do respeito às lideranças nacionais é fundamental para a unidade e identidade do Partido Liberal.

Até o momento, não houve manifestação pública do prefeito Roberto Dorner nem do Diretório Estadual do PL sobre o pedido.

Por Ana Flávia Moreira

Deixe uma resposta