×

Cultivo de trigo no Brasil reduz área em 2024, mas produtividade tem leve recuperação

Cultivo de trigo no Brasil reduz área em 2024, mas produtividade tem leve recuperação

Cultivo de trigo no Brasil reduz área em 2024, mas produtividade tem leve recuperação

Após quatro anos de crescimento na área dedicada ao cultivo de trigo, os produtores brasileiros reduziram o cultivo em 2024. A diminuição da rentabilidade, devido a desvalorizações no ano anterior e perdas nos campos, resultou em uma menor expansão da produção.

No entanto, a produtividade apresentou uma recuperação parcial, mantendo a oferta de trigo em níveis semelhantes aos de 2023. A demanda por trigo, por sua vez, continuou estável, o que levou o Brasil a precisar importar o cereal.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área cultivada na safra de 2024 foi 11,9% menor que a anterior, totalizando 3,061 milhões de hectares. A produtividade foi estimada em 2.634 kg por hectare, 13% superior à da safra passada, e a produção total foi projetada em 8,064 milhões de toneladas, uma leve queda de 0,4% em comparação com 2023.

Os preços do trigo também apresentaram variações. Segundo o Cepea, houve uma queda no primeiro trimestre de 2024, mas no segundo trimestre, os valores foram sustentados pelas valorizações externas, pela alta do dólar e pelas dificuldades climáticas no Rio Grande do Sul, onde a produção foi severamente afetada.

Em julho, o preço do trigo atingiu os maiores valores de 2024, impulsionado pela menor oferta e demanda aquecida. Contudo, as importações mais intensas nos meses seguintes pressionaram os preços para baixo, tendência que perdurou até o final do ano. A colheita avançando no terceiro trimestre e os estoques elevados nos moinhos também contribuíram para essa pressão nos preços domésticos.

Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT

Deixe uma resposta