Fonte:Redação RBT NEWS com informações do CANALRURAL

A comercialização da pluma de algodão na safra 2023/24 em Mato Grosso alcançou 63,92% da produção até junho, impulsionada pela recente alta do dólar, que favoreceu as cotações da fibra, conforme dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em termos mensais, o avanço foi de 3,07 pontos percentuais, com o preço médio da pluma negociada atingindo R$ 132,36 por arroba, representando um incremento de 0,86% em relação ao mês anterior.

Comparativamente, as vendas deste período ficaram abaixo dos 70,15% registrados no mesmo período da safra anterior (2022/23) e também abaixo da média histórica de 76,16%.

Para a safra seguinte (2024/25), as negociações alcançaram 18,75% da produção estimada até junho, registrando um avanço mensal de 4,74 pontos percentuais, com um preço médio de R$ 135,85 por arroba, refletindo um aumento de 7,70% no período.

Apesar do crescimento mensal nas vendas, as negociações para ambas as safras continuam abaixo dos níveis esperados para esta época do ano, devido aos preços ainda em patamares considerados baixos, apontou o Imea. A expectativa é que, com a oferta abundante de pluma de algodão na região, os preços possam enfrentar pressão baixista, o que poderia limitar novas vendas nos próximos meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *