Com a Chegada das Chuvas Intensas, Defesa Civil de Mato Grosso Reforça Alerta e Dicas de Segurança à População
Com o início do período de chuvas intensas em Mato Grosso, órgãos de segurança e proteção, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, reforçam os alertas e orientações de prevenção à população. Apesar das ocorrências em outras cidades do estado, não há previsão de tempestades para Sorriso nas próximas horas, conforme informou o sargento Alberto, da Defesa Civil do município.
“Pra nossa região específica, não há previsão. Havia alerta para Cuiabá nesta terça-feira (23), e havia um receio de que os ventos fortes passassem por Sorriso. Mas a frente de instabilidade veio de Rondônia, passou por Tangará da Serra e região, e chegou direto a Cuiabá, sem afetar diretamente nosso município”, explicou o sargento.
Tempestades com raios, ventos fortes, alagamentos e até granizo são fenômenos comuns nos próximos meses e exigem atenção especial, tanto dentro quanto fora de casa.
📢 Confira as principais recomendações de segurança:
-
✅ Tenha sempre à mão os números de emergência:
-
Defesa Civil: 199
-
Corpo de Bombeiros: 193
-
-
⚡ Evite contato com fios caídos. Nunca tente removê-los ou mexer. Acione imediatamente a companhia elétrica local ou a Defesa Civil.
-
🚗 Não transite por áreas alagadas. Estacione longe de árvores, postes ou estruturas que possam cair com o vento.
Em caso de chuva com granizo, pare o veículo em local seguro e espere a tempestade passar. -
🏠 Dentro de casa, mantenha portas e janelas fechadas. Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada e evite ficar próximo a janelas de vidro.
-
🌳 Na rua, evite se abrigar sob árvores, postes metálicos, placas e estruturas que podem ser derrubadas pelos ventos. Procure abrigo em locais seguros e evite caminhar em áreas com risco de alagamento.
🤝 Prevenção salva vidas!
A Defesa Civil reforça a importância da conscientização coletiva: compartilhar informações e seguir as orientações pode evitar acidentes e preservar vidas.
“Este é o momento de reforçar a prevenção. Nossas equipes estão prontas e de plantão 24 horas por dia para atender a população, mas a colaboração de cada cidadão é fundamental”, destaca o coordenador da Defesa Civil estadual.
A temporada de chuvas exige atenção redobrada. Fique informado, proteja-se e compartilhe essas dicas com amigos, vizinhos e familiares. Juntos, podemos passar por esse período com mais segurança.




Deixe uma resposta