Colheita Nacional do Milho Segunda Safra de 2025 Tem Início Hoje em Sorriso (MT)
Acontece hoje, na Fazenda Dois Irmãos, do Grupo ABF, a abertura oficial da colheita nacional do milho segunda safra de 2025, o popular milho safrinha. O município de Sorriso, líder nacional na produção do grão, sedia o evento que reúne autoridades estaduais e nacionais, produtores rurais e representantes de entidades do agronegócio brasileiro.
O evento começou por volta das 11h10, a largada simbólica das colheitadeiras foi um dos momentos mais aguardados da programação, que também inclui uma série de painéis técnicos voltados para os desafios e oportunidades da cadeia produtiva. Entre os temas debatidos estão: “Desafios regulatórios da produção”, “Etanol: uma solução sustentável” e “Cenários da produção brasileira 2025/2026”.
A presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, está confirmada, assim como representantes da Aprosoja-MT, Abramilho e Canal Rural — este último responsável pela transmissão ao vivo do evento.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a safra 2025 promete ser histórica. A estimativa de produção é de 50,38 milhões de toneladas, um aumento de 3% em relação à temporada anterior. A área plantada cresceu 4,85%, totalizando 7,13 milhões de hectares. Já a produtividade média projetada é de 117,74 sacas por hectare, 1,86% superior à safra 2023/2024.
O bom desempenho das lavouras é atribuído, em grande parte, às chuvas registradas fora da janela ideal de plantio, que favoreceram o desenvolvimento das plantas.
Além de Sorriso, outros seis municípios mato-grossenses estão entre os dez maiores produtores de milho do país, segundo a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), do IBGE: Nova Ubiratã, Nova Mutum, Querência, Diamantino, Primavera do Leste e São Félix do Araguaia.
A cerimônia de hoje reforça o protagonismo do Mato Grosso na produção agrícola nacional e simboliza a força do agronegócio brasileiro no cenário global.
Por Ana Flávia Moreira




Deixe uma resposta