Fonte:Redação RBT NEWS com informações do G1-MT

Nova Mutum, MT

Na última segunda-feira (29), cinco araras-canindé foram encontradas mortas na rodovia de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá. A moradora Mônica Fin, que passava pelo local, registrou as aves caídas e compartilhou as imagens.

Em entrevista ao G1, Mônica expressou sua convicção de que as aves foram mortas a tiros, baseado no estado em que as encontrou, com sangue ainda vivo. “Meu coração fica dilacerado de ver tanta maldade do ser humano em fazer isto com um animal que é símbolo do nosso Pantanal”, lamentou Mônica.

Contrariando a opinião da moradora, o Corpo de Bombeiros acredita que as araras tenham sido atropeladas. De acordo com os bombeiros, essas aves frequentemente se alimentam na beira das estradas e, quando veículos se aproximam, elas se assustam e voam sem direção, podendo ser atingidas.

O G1 procurou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) para verificar se as mortes estão sendo investigadas como crime ambiental. A secretaria informou que, até o momento, não recebeu nenhuma informação sobre o caso.

O incidente levanta questões sobre a segurança das espécies nativas e a necessidade de medidas para protegê-las nas áreas próximas às rodovias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *