Por g1 MT

O trecho da MT-251 na região do Portão do Inferno foi interditado na tarde desta sexta-feira (29), após uma chuva forte iniciar em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), o trecho foi parcialmente liberado às 15h. Essa é a principal via de acesso à cidade turística do estado.

Para ter acesso ao município, há duas rotas alternativas que passam por Campo Verde e pelo Distrito de Água Fria, respectivamente. (mais detalhes das rotas alternativas abaixo)

Rodovia do Portão do Inferno é interditada em Chapada dos Guimarães (MT) — Foto: Leandro Trindade/TVCA

Rodovia do Portão do Inferno é interditada em Chapada dos Guimarães (MT) — Foto: Leandro Trindade/TVCA

De acordo com a Sinfra, são liberados 30 veículos para seguirem o caminho. Após a passagem desses carros, o trânsito é fechado por três minutos, período após o qual serão liberados mais 30 veículos. Caso a chuva retorne a estrada será totalmente interditada novamente.

A área do Portão do Inferno está sob monitoramento da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), após três deslizamentos serem registrados neste mês. No último sábado (23), a pista também ficou interditada por algumas horas. A determinação do estado é que a rodovia seja fechada na região todas as vezes em que chover.

Chapada dos Guimarães é conhecida pelas belezas naturais e atrai milhares de turistas todos os anos, além de ser um dos principais destinos dos moradores de Cuiabá e região metropolitana para a virada de ano. O município é acompanhado pela Unesco e pode se tornar o 6° geoparque do Brasil.

Motoristas enfrentam dificuldades no acesso à Chapada dos Guimarães, um dos principais destinos de Mato Grosso

🚫Passagem proibida

 

A portaria que interdita o tráfego de veículos de carga na região do Portão do Inferno na MT-251, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, foi atualizada, nesta quinta-feira (28), pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Na nova versão, fica proibido a passagem de veículos como:

  • Micro-ônibus
  • Ônibus, incluindo de viagem
  • Reboque ou semi-reboque
  • Caminhão
  • Caminhonete transportando carga, exceto bagagem
  • Caminhão-trator
  • Motor-casa
  • Veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até vinte passageiros

 

Continua permitido o trânsito na região do Portão do Inferno os veículos de carga com até 14 metros de comprimento, 29 toneladas de peso bruto total, além de veículos leves em dias úteis e em outros trechos da rodovia.

🚧Rotas alternativas

 

O Batalhão de trânsito não orienta utilizar a rota que passa por Água Fria, pela falta de asfalto — Foto: Luís Fileto

O Batalhão de trânsito não orienta utilizar a rota que passa por Água Fria, pela falta de asfalto — Foto: Luís Fileto

A rota mais recomendada pelas autoridades de Mato Grosso passa por Campo Verde, a 139 km de Cuiabá. Nessa rota, o trajeto é asfaltado, no entanto, soma dois pedágios e aumenta de 66 km para 207 km de distância.

Outra rota alternativa encontrada pelos motoristas passa por uma estrada não asfaltada pelo distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães. Por essa rota, são 116 km ao todo, sendo 32 km por estrada de terra com muita poeira, areião e pontos com atoleiro. O acesso é pela MT-251, na rotatória, saída para Manso, na MT-351.

O Batalhão de trânsito não orienta utilizar a rota que passa por Água Fria, pela falta de asfalto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *