Fonte:Helen Oliveira/Portal RBT NEWS com informações do PJC MT

A Polícia Civil de Mato Grosso intensificou suas ações no primeiro trimestre de 2024, com a deflagração de 154 operações, representando um aumento de 62% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O foco principal das operações foi a repressão e descapitalização de organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas e em atividades ilícitas como lavagem de dinheiro.

As ações da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso registraram um aumento significativo no primeiro trimestre de 2024, com a realização de 154 operações policiais, um aumento de 62% em relação ao mesmo período do ano anterior. Estas operações visaram principalmente a desarticulação e descapitalização de grupos criminosos envolvidos em atividades ilícitas, com destaque para o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro.

No total, 413 investigados foram presos durante essas operações, que foram realizadas em 15 regionais da Polícia Civil no Estado. Além das prisões, centenas de bens móveis e imóveis foram apreendidos e sequestrados, e valores foram bloqueados em contas bancárias dos investigados.

Um exemplo concreto dessas ações foi a Operação Apito Final, coordenada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que resultou no sequestro de 17 veículos, incluindo modelos de luxo, utilizados por um grupo criminoso que operava um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico na capital.

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, destacou a importância dessas operações qualificadas, que desmantelaram esquemas de lavagem de dinheiro utilizados por organizações criminosas. Ela ressaltou o foco específico da polícia em desarticular os esquemas financeiros dessas organizações, responsáveis por financiar atividades criminosas e ocultar o patrimônio ilícito.

Dentre as operações de destaque, está a Operação Gravatas, realizada pela Delegacia de Tapurah, que resultou na prisão de advogados e líderes de uma facção criminosa que atuavam em associação para cometer crimes como tráfico de drogas, tortura e lavagem de dinheiro. Além disso, outras operações, como Nova Colniza e Doce Amargo, demonstram a abrangência e a eficácia das ações da Polícia Civil em todo o Estado de Mato Grosso.

A Operação Follow the Money, realizada em Sinop, resultou no bloqueio de milhões de reais em contas bancárias e na apreensão de diversos bens, incluindo veículos de luxo, utilizados para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Já a Operação Apito Final desarticulou um esquema de lavagem de capitais que movimentou milhões de reais em aquisição de imóveis e veículos, liderado por um membro de uma facção criminosa.

Esses resultados demonstram o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso em combater o crime organizado e garantir a segurança da população, através de operações planejadas e estratégicas, que visam enfraquecer financeiramente essas organizações criminosas e promover a justiça e a paz social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *