FONTE: G1 REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS.
Na última quarta-feira (07.08), os deputados de Mato Grosso retomaram os trabalhos na Assembleia Legislativa, marcando a primeira sessão após o recesso parlamentar. Durante a sessão, a nova Mesa Diretora foi eleita por unanimidade, com o deputado Max Russi (PSB) assumindo a presidência e o deputado Dr. João (MDB) a primeira secretaria.
A eleição foi marcada pela inscrição de uma única chapa, composta exclusivamente por homens e eleita de forma unânime.
O deputado Max Russi (PSB) foi escolhido como presidente, enquanto a primeira secretaria ficou com o deputado Dr. João (MDB).
A ausência do Partido dos Trabalhadores (PT) na Mesa Diretora chamou a atenção. O deputado estadual Valdir Barranco (PT) recusou um cargo na composição, alegando não concordar com o que descreveu como uma interferência que impediu a deputada Janaína Riva (MDB) de ocupar a primeira secretaria. Barranco afirmou que a deputada teria sido vítima de pressões para retirar seu nome da disputa por um dos cargos mais importantes da Mesa.
Em resposta, o novo presidente Max Russi negou qualquer interferência, afirmando que a retirada de Janaína Riva foi voluntária. A própria deputada, no entanto, indicou que não teria abdicado do cargo caso não houvesse interferências externas.
A nova Mesa Diretora, eleita para um mandato de dois anos, só tomará posse em fevereiro de 2025. O órgão é responsável por coordenar todas as atividades administrativas e legislativas da ALMT, sendo composto por três membros principais: presidente, primeiro e segundo secretários, eleitos por voto aberto dos deputados estaduais.