Fonte:Redação RBT NEWS com informações do LN

Na madrugada desta sexta-feira (19), um apagão cibernético global causou problemas técnicos que afetaram diversas atividades de comunicação, operação financeira e transporte. Em Mato Grosso, os sistemas das companhias aéreas foram impactados, resultando em atrasos nos voos.

Detalhes do Incidente

De acordo com a agência de notícias Reuters, o problema técnico foi ocasionado por uma atualização de software oferecida pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike, que afetou clientes da Microsoft, responsável pelo sistema operacional Windows. A Microsoft informou que o problema já foi corrigido.

Impacto nos Aeroportos

A Centro-Oeste Airports (COA), concessionária responsável pelos aeroportos de Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis e pelo Aeroporto Marechal Rondon, emitiu um comunicado afirmando que os sistemas dos aeroportos e as operações estão funcionando normalmente. No entanto, devido ao impacto nos sistemas das companhias aéreas, atrasos nos voos foram registrados desde a madrugada desta sexta-feira.

Orientações aos Passageiros

A COA recomendou aos passageiros com viagens agendadas que verifiquem o status de seus voos diretamente com as companhias aéreas. “Orientamos aos passageiros com viagem agendada que verifiquem o status do voo diretamente com a companhia aérea”, diz trecho do comunicado.

Declaração da CrowdStrike

Na rede social X, o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, afirmou que a empresa está trabalhando ativamente com os clientes afetados pelo defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Kurtz ressaltou que foi apenas um incidente de segurança e não um ataque cibernético.

Nota da Centro-Oeste Airports (COA)

A Centro-Oeste Airports (COA), concessionária dos aeroportos de Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis e do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, informa que os sistemas dos aeroportos e as operações estão ocorrendo normalmente. Entretanto, na madrugada e manhã desta sexta-feira (19), foram registrados atrasos de voos devido a impactos nos sistemas das companhias aéreas. Orientamos aos passageiros com viagem agendada que verifiquem o status do voo diretamente com a companhia aérea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *