Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do Canal Rural MT

Parte da frota de caminhões da Amaggi começou a rodar com B100, um biodiesel 100% renovável. A mudança pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 99%, uma medida estratégica para a meta de descarbonização da companhia.

Recentemente, o grupo adquiriu 101 caminhões adaptados para usar biodiesel. Esses veículos são o resultado de testes iniciados em 2019 em parceria com a Scania. “Alteramos materiais e componentes do caminhão para garantir compatibilidade com o biodiesel,” explicou Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento de negócios e operações comerciais da Scania no Brasil.

Atualmente, a frota verde faz o trajeto entre Mato Grosso e o porto de Miritituba, no Pará. A decisão de substituir o combustível foi motivada por razões ambientais e de segurança nas operações. “A pandemia e a guerra na Europa acenderam um alerta para a necessidade de garantir abastecimento,” afirmou Ricardo Tomczyk, diretor de relações institucionais da Amaggi.

A gerente socioambiental da Amaggi, Fabiana Reguero, destacou o potencial de redução de emissões com o uso do B100. “Se expandirmos para 100% da nossa frota, poderemos reduzir até 30% das emissões de gases de efeito estufa da Amaggi,” disse.

Além dos caminhões, a Amaggi também testará o B100 em embarcações fluviais, após receber autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O primeiro teste, realizado em maio no rio Madeira, foi bem-sucedido.

Para abastecer sua frota, a Amaggi utiliza cerca de 120 milhões de litros de diesel por ano. A empresa possui uma fábrica em Lucas do Rio Verde, capaz de produzir 337 milhões de litros de biodiesel anualmente, utilizando soja como matéria-prima. “A cadeia de produção da Amaggi é completa, desde a lavoura até o processamento final,” destacou Carlos Cabral, gerente de operação da fábrica.

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