Abilio critica Maysa e Instituto Lírios em bate-boca na Câmara

de9d53da5eacc9c74f6c815a44d04c40 Abilio critica Maysa e Instituto Lírios em bate-boca na Câmara
Foto: Reprodução

 

 

 

O prefeito Abilio Brunini (PL) foi à Câmara de Vereadores de Cuiabá e protagonizou um ‘bate-boca’ com a vereadora Maysa Leão (Republicanos) na sala de imprensa. O prefeito durante coletiva começou a criticar a parlamentar, lembrando o episódio da audiência pública do Instituto Lírios em que uma adolescente relatou os abusos que sofreu. Ele também questionou o fato do Instituto Lírios participar um projeto junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que é comandado por Carlos Fávaro (PSD).

 

“Esse instituto recebeu R$ 4 milhões do Mapa, do Fávaro, só para ficar andando pelo interior do Estado de Mato Grosso, em ato que tenho dúvidas se é para pré-campanha política. Então a Câmara tem muito para investigar”, disse Abilio.

 

Logo, Maysa apareceu e questionou o prefeito. “Você conhece a pessoa que está falando, ela foi sua apoiadora, defendeu o senhor, fez campanha para o senhor em 2020. O senhor está fazendo ilações para a imprensa”, afirma Maysa.

 

 

 

Diante disso, Abilio ficou questionando se a vereadora tinha conhecimento que a adolescente era menor de idade, e voltou a falar que ela recebeu recursos do Mapa. “Ela recebeu dinheiro do Mapa?”, questiona o prefeito. “Recebeu no Projeto Elas na Agricultura”, rebateu. “Você não viajou com ela no interior? Ela não será sua coordenadora de campanha?”, insistiu.

 

“Não, você não viu, porque a presidente do Lírios é a Muriel Torres. Eu não viajei com ela. A pessoa que coordena esse projeto não é a presidente. Esse projeto do Mapa, ela assumiu em 2023. Ela subiu no palanque e pediu seu voto. Não fala ilação. O projeto foi aberto no país inteiro, a Lírios se inscreveu e ganhou. O projeto é coordenado pela UFMT. Para de fazer ilações”, rebateu ela reafirmando que o prefeito está mentindo.

 

O prefeito voltou a citar o caso da adolescente em que o Ministério Público arquivou a representação contra a parlamentar, já que não ficou comprovado que foi proposital e que ela sabia.

 

O Projeto “Elas e a Agricultura: Empreendedorismo no Campo”, é promovido pela Lírios, que fornece Capacitação do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

O projeto é financiado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), previsto no Termo de Execução Descentralizada nº 964118/2024, celebrado entre o MAPA e a UFMT.

 

Com foco no protagonismo feminino, o projeto tem como objetivo capacitar mulheres do meio rural em gestão agrícola, planejamento e administração, fortalecendo o empreendedorismo feminino no campo.

 

Além de formação técnica, o projeto promove empoderamento, inclusão social e desenvolvimento sustentável para as comunidades atendidas.

Por Gazeta Digital

Publicar comentário