×

“A expectativa é zerar a fila ainda este ano”, diz secretário sobre cirurgias bariátricas em Sinop

“A expectativa é zerar a fila ainda este ano”, diz secretário sobre cirurgias bariátricas em Sinop

O secretário municipal de Saúde de Sinop, Érico Stevan, confirmou que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, já realizou 15 cirurgias bariátricas na rede pública desde o dia 16 de setembro. A ação faz parte de um programa pioneiro no município, voltado ao enfrentamento da obesidade grave e promoção da qualidade de vida dos pacientes.

Segundo o secretário, mais cinco procedimentos já estão confirmados para os próximos dias, enquanto 33 pacientes seguem em fase de exames e avaliação multidisciplinar para agendamento da cirurgia. No total, 53 pessoas já foram triadas pela equipe da saúde municipal, que conta com médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e endocrinologistas.

“Esse processo envolve uma triagem rigorosa. O paciente passa por uma avaliação com clínico geral na UBS, é encaminhado para especialistas, e depois inicia uma bateria de avaliações: com psicólogo, nutricionista, cardiologista e endocrinologista. Só após todos esses laudos aprovados é que ele é incluído na fila de regulação da cirurgia bariátrica”, explicou Stevan durante a entrevista.

O secretário também destacou que os procedimentos estão sendo realizados por meio de uma parceria com o Governo do Estado, dentro do programa “Fila Zero”. Nesse modelo, o Estado arca com uma parte dos custos e o município complementa com recursos próprios.

“A expectativa é de que a fila atual seja zerada ainda neste ano. Claro, novas demandas podem surgir, mas o compromisso da gestão municipal e do prefeito é manter o atendimento contínuo e garantir que todos que necessitam sejam atendidos”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Stevan, este é o maior programa público de cirurgia bariátrica da história de Sinop, e o município se destaca como um dos poucos do Estado a oferecer esse tipo de atendimento diretamente pela rede pública, em parceria com o Governo Estadual.

“O programa está sendo conduzido com responsabilidade e critérios técnicos, garantindo a segurança dos pacientes e a efetividade do tratamento. A cirurgia bariátrica não é apenas estética, ela salva vidas e previne uma série de doenças associadas à obesidade grave, como diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardiovasculares”, concluiu.

Como funciona o processo?

  1. Início na UBS: O paciente procura a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde passa por avaliação com clínico geral.

  2. Encaminhamento: Se houver indicação, ele é encaminhado para especialistas.

  3. Avaliação Multidisciplinar: Passa por psicólogo, nutricionista, endocrinologista e cardiologista.

  4. Regulação: Com os laudos aprovados, o paciente entra na fila de regulação para cirurgia.

  5. Cirurgia e Acompanhamento: O procedimento é realizado e o paciente segue em acompanhamento no pós-operatório.

O município segue firme na meta de reduzir os impactos da obesidade severa e devolver saúde e autonomia a dezenas de sinopenses. O programa, segundo a Secretaria de Saúde, está em constante aprimoramento e deve se consolidar como uma política permanente de cuidado à população.

Por Ana Flávia Moreira/Jornalista

Deixe uma resposta