×

“Mais de 70% desses crimes acontecem dentro de casa, o lugar que deveria ser o mais seguro”, afirmou Janaína Riva

“Mais de 70% desses crimes acontecem dentro de casa, o lugar que deveria ser o mais seguro”, afirmou Janaína Riva

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) fez um forte pronunciamento na manhã de hoje sobre os índices de feminicídio em Mato Grosso. No vídeo veiculado em rede nacional, a parlamentar denuncia que o estado lidera, pelo segundo ano consecutivo, o ranking nacional de assassinatos de mulheres por razões de gênero, com 2,5 casos por 100 mil habitantes, a maior taxa do país, segundo dados oficiais.

Mais de 70% desses crimes acontecem dentro de casa, o lugar que deveria ser o mais seguro”, afirmou Janaína. “Em 2024, filhos perderam suas mães para a violência. Isso não pode continuar.”

ACESSE NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS

A deputada, que também é presidente estadual do MDB em Mato Grosso, destacou que o combate ao feminicídio deve ir além do discurso. “Precisamos de mais mulheres na política para criar leis que nos protejam de verdade”, afirmou.

Janaína Riva é a única mulher eleita para três legislaturas consecutivas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a deputada mais votada da história do estado. No vídeo, ela reforça que ocupar espaços de poder é uma forma concreta de enfrentar a violência de gênero.

“Quando uma mulher avança, ela leva consigo a força de todas as outras. Chega de sermos estatística, é hora de sermos a mudança.”

A fala da deputada ocorre em meio a um cenário alarmante de violência contra a mulher em todo o país, e reforça a pauta da representatividade feminina como ferramenta de enfrentamento à violência doméstica e estrutural. Organizações de direitos humanos e movimentos de mulheres vêm alertando que a sub-representação feminina nos parlamentos compromete a formulação de políticas públicas mais eficazes para proteger mulheres e meninas.

Janaína encerra sua participação com um chamado à mobilização e ao engajamento político:

“Mais do que falar sobre violência, precisamos legislar com sensibilidade, com firmeza e com a coragem que só quem vive a realidade pode ter.”

Por Ana Flávia Moreira/Jornalista

Deixe uma resposta