Demanda chinesa impulsiona recorde nas exportações de carne bovina de MT
Mato Grosso exportou 98,98 mil toneladas em carcaça bovina, em setembro de 2025. Esse é o maior volume já registrado na série histórica, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Em comparação ao mês anterior é um aumento de 10,37% e em relação ao mesmo período de 2024 é 48,07% superior.
As informações constam no relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nessa segunda-feira (13).
Os bons índices devem-se à forte demanda externa. A China ainda é o maior comprador de carne bovina do Brasil. De janeiro a setembro de 2025, o país asiático registrou 54,30% de participação nas exportações de carne bovina brasileira. O número é 24,03% superior em relação ao mesmo período do ano passado.
Além dele, Rússia, Chile, Estados Unidos e Filipinas estão entre os cinco países mais demandantes. O Chile ultrapassou os Estados Unidos e representou 4,66% da demanda exterior face aos 4,63% do país norte-americano. Os números reforçam a potência da pecuária brasileira.
Além do aumento no volume de exportações, o preço da arroba do boi gordo também se valorizou, com registro de R$299,92. Em relação ao ano passado alcançou um aumento de 35,66%. No comparativo semanal, ele registrou uma leve queda de 0,12%.
Dia da Pecuária
Neste 14 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Pecuária com o objetivo de celebrar a cadeia produtiva e o esforço dos pecuaristas. Hoje, Mato Grosso é maior Estado criador de bovinos com 34 milhões de cabeças de gado e contribuição significativa no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Por Primeira Página
Deixe uma resposta