×

Demanda chinesa impulsiona recorde nas exportações de carne bovina de MT

Demanda chinesa impulsiona recorde nas exportações de carne bovina de MT

Mato Grosso exportou 98,98 mil toneladas em carcaça bovina, em setembro de 2025. Esse é o maior volume já registrado na série histórica, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Em comparação ao mês anterior é um aumento de 10,37% e em relação ao mesmo período de 2024 é 48,07% superior.

As informações constam no relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nessa segunda-feira (13).

Os bons índices devem-se à forte demanda externa. A China ainda é o maior comprador de carne bovina do Brasil. De janeiro a setembro de 2025, o país asiático registrou 54,30% de participação nas exportações de carne bovina brasileira. O número é 24,03% superior em relação ao mesmo período do ano passado.

Além dele, Rússia, Chile, Estados Unidos e Filipinas estão entre os cinco países mais demandantes. O Chile ultrapassou os Estados Unidos e representou 4,66% da demanda exterior face aos 4,63% do país norte-americano. Os números reforçam a potência da pecuária brasileira.

Além do aumento no volume de exportações, o preço da arroba do boi gordo também se valorizou, com registro de R$299,92. Em relação ao ano passado alcançou um aumento de 35,66%. No comparativo semanal, ele registrou uma leve queda de 0,12%.

Dia da Pecuária

Neste 14 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Pecuária com o objetivo de celebrar a cadeia produtiva e o esforço dos pecuaristas. Hoje, Mato Grosso é maior Estado criador de bovinos com 34 milhões de cabeças de gado e contribuição significativa no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Por Primeira Página

Deixe uma resposta