×

Pix ganha “botão de contestação” para agilizar bloqueio e devolução em casos de fraude

Pix ganha “botão de contestação” para agilizar bloqueio e devolução em casos de fraude

A partir desta quarta-feira (1º), usuários do Pix passam a contar com uma nova ferramenta de proteção contra golpes: o “botão de contestação”. A funcionalidade estará disponível diretamente nos aplicativos das instituições financeiras e permitirá que o cliente solicite, de forma totalmente digital, a análise de uma transação suspeita.

De acordo com o Banco Central (BC), o recurso é oficialmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED) e tem como objetivo acelerar o bloqueio de valores transferidos a contas de golpistas, aumentando as chances de recuperação do dinheiro.

O “botão de contestação” poderá ser acionado em situações de fraude, golpe ou transferência feita sob coerção. Ele não se aplica a erros de digitação de chave, desacordos comerciais ou casos de arrependimento em compras com Pix.

Como funciona
Ao registrar a contestação, a instituição do usuário envia a informação imediatamente ao banco que recebeu o valor. Caso haja saldo disponível, os recursos são bloqueados, mesmo que de forma parcial. Em seguida, as duas instituições têm até sete dias para analisar o caso. Se for confirmada a fraude, o dinheiro é devolvido diretamente à conta da vítima.

O prazo máximo para a devolução é de 11 dias após a contestação.

Impacto do sistema
Desde a criação do MED, em 2022, mais de R$ 1 bilhão já foi devolvido a clientes que tiveram transações contestadas, segundo o Banco Central. O montante representa cerca de 9,2% dos R$ 11,1 bilhões solicitados no período. A maioria dos casos está relacionada a fraudes.

Por Agência Brasil

Deixe uma resposta