×

Dia histórico para Mato Grosso: formatura inédita consolida curso técnico voltado à inclusão escolar

Dia histórico para Mato Grosso: formatura inédita consolida curso técnico voltado à inclusão escolar

Mato Grosso viveu um momento histórico com a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Serviços de Apoio a Pessoas com Deficiência no Ambiente Escolar, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com instituições de ensino e apoio.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, a iniciativa representa um marco nacional.

“Estamos formando os primeiros técnicos e técnicas especializados no apoio à criança com deficiência no ambiente escolar. Mato Grosso, por meio da CCTES, inaugura o Catálogo Brasileiro de Ocupações. A partir dessa formatura, outros estados e municípios vão poder ofertar esse curso. Foi uma experiência exitosa que queremos repetir no próximo ano”, destacou o secretário.

Segundo ele, os formandos já atuavam no cuidado a crianças com deficiência, mas agora passam a ter uma certificação técnica de nível médio, que possibilita melhores condições de trabalho e remuneração. “Essas pessoas agora estão preparadas para o concurso público, no melhor nível salarial, mais especial, para que o aluno e a aluna que necessitam desse cuidado tenham um profissional de qualidade em sala de aula”, acrescentou.

Em discurso emocionado, Allan Kardec ressaltou o impacto social da conquista. “Esse momento simboliza mais do que a conclusão de uma etapa acadêmica dos formandos, ele representa inclusão, respeito e a construção de uma educação verdadeiramente acessível. Mato Grosso mostra ao Brasil que é possível inovar com responsabilidade social, formando cidadãos preparados para atuar com sensibilidade, competência e compromisso humano.”

A formatura foi viabilizada com apoio da Fundação EducaMais, da CCTES, do Conselho Estadual de Educação e contou com recursos da deputada estadual Janaína Riva (MDB), destinados por meio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Por Ana Flávia Moreira/Jornalista

Deixe uma resposta