MT deve abrir 15 mil novas vagas para cursos técnicos no ensino médio
Cerca de 15 mil novas vagas para matrículas do ensino médio na rede estadual vinculadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) serão abertas até 2026, segundo a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc). Isso representa 22,2% das matrículas na educação profissional e tecnológica do estado.
Ainda de acordo com a secretaria, estudantes de 108 municípios de Mato Grosso devem ser beneficiados, mas o objetivo para 2027 é alcançar 29,7% de participação.
A educação profissional atende cerca 14,6 mil estudantes em 133 escolas, com 45 cursos técnicos em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional e de alta demanda no mercado de trabalho, voltados aos eixos tecnológicos, tais como: Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e Recursos Naturais.
Além das 13 cidades-sede dos polos regionais de educação, outros 23 municípios também oferecem cursos para estudantes do Ensino Médio, ampliando o alcance da modalidade na rede pública.
O crescimento tem acontecido a partir de parcerias com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
As instituições contribuem com a oferta dos cursos e qualificação técnica dos jovens.
O processo de escolha do Itinerário Formativo Profissional (IFP) pelos estudantes começa no 9º ano do Ensino Fundamental.
Os estudantes, por meio de um formulário com linguagem acessível, são apresentados à nova estrutura do Ensino Médio prevista pela Lei nº 14.945/2024, conhecem os Itinerários Formativos, em especial o IFP, e recebem descrições objetivas sobre os cursos, áreas de atuação e oportunidades no mercado de trabalho.
🔎Segundo o Governo Federal, Itinerários Formativos são um componente curricular flexível do Novo Ensino Médio onde os estudantes escolhem disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo para aprofundar conhecimentos em áreas de interesse, como linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou formação técnica e profissional.
Essas medidas visam fazer com que os estudantes tenham mais contato com informações sobre áreas profissionais, participarão de palestras com parceiros e poderão fazer escolhas mais conscientes, alinhadas às demandas locais e aos seus projetos de vida.
Por Primeira Página
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