Chuvas fortes causam alagamentos e deixam famílias desabrigadas em Alto Paraguai
Chuvas fortes causam alagamentos e deixam famílias desabrigadas em Alto Paraguai
As fortes chuvas que atingiram Alto Paraguai, em Mato Grosso, nos últimos dias provocaram enchentes que alagaram pelo menos 68 casas e deixaram duas famílias desabrigadas. A cheia do Rio Paraguai, intensificada pelas precipitações, afetou principalmente as comunidades de Catira e Fazenda Velha.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Nova Mutum, em parceria com a Defesa Civil e a Prefeitura de Alto Paraguai, estão atuando na retirada de moradores das áreas de risco e na entrega de kits de emergência, que incluem colchões, água potável e itens de dormitório.
O prefeito Adair José afirmou que a prefeitura está mapeando as famílias atingidas e planeja medidas de longo prazo para resolver o problema das enchentes. “A intenção é tirar essas casas que todos os anos dão problema de alagamento e oferecer um lugar seguro para essas famílias”, declarou o gestor.
Além disso, a prefeitura está desenvolvendo projetos de macrodrenagem em duas regiões da cidade, visando melhorar o escoamento das águas e minimizar os impactos das cheias do rio.
De acordo com o Climatempo, a previsão para os próximos dias é de mais chuvas, com maior intensidade na sexta-feira (17) e no sábado (18). Isso pode agravar a situação em algumas áreas da cidade.
As enchentes são um problema recorrente em muitas cidades brasileiras, e a prevenção requer esforços conjuntos entre as autoridades e a população. Planos de contingência, melhorias na infraestrutura e a conscientização dos moradores são medidas fundamentais para enfrentar eventos como este.
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT
Deixe uma resposta