Mercado Brasileiro de Café Inicia 2025 com Baixa Movimentação e Expectativa de Preços Elevados
Mercado Brasileiro de Café Inicia 2025 com Baixa Movimentação e Expectativa de Preços Elevados
O mercado de café no Brasil começou 2025 com pouca atividade, com poucos negócios registrados e agentes ainda afastados, conforme indicam dados do Cepea. Muitos compradores e vendedores ainda se recuperam das festividades de fim de ano, o que resultou em um ritmo mais lento de comercialização no mercado spot nacional.
De acordo com colaboradores do Cepea, a movimentação deve aumentar nas próximas semanas, com a retomada das negociações mais intensas.
Em relação aos preços, a expectativa de uma safra com oferta limitada no Brasil tem mantido as cotações do café arábica em níveis elevados, próximos aos valores de 1997, quando ajustados pela inflação.
O cenário também é semelhante para o café robusta, com o Vietnã, maior produtor da variedade, enfrentando uma safra ligeiramente menor e dificuldades logísticas no envio do produto. Isso mantém a oferta mundial apertada, favorecendo a demanda pelo robusta brasileiro. O preço do robusta continua elevado, com valores recordes para a série histórica do Cepea, superiores a R$ 1.800 por saca de 60 kg nos primeiros dias de 2025.
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT
Deixe uma resposta