Chuva favorece o desenvolvimento das lavouras de primeira safra em dezembro
Chuva favorece o desenvolvimento das lavouras de primeira safra em dezembro
A primeira quinzena de dezembro foi marcada por bons volumes de chuva em diversas regiões do Brasil, o que contribuiu para a semeadura e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra. As informações são do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).
De acordo com os gráficos de evolução do índice de vegetação, os principais estados produtores de grãos apresentaram boas condições para o desenvolvimento das lavouras. Apesar do atraso na semeadura, a safra atual está evoluindo de forma favorável, com alguns estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná superando os índices das safras anteriores. Isso se deve à boa condição das lavouras e ao menor escalonamento do plantio.
Na região Sul, a semeadura do arroz foi praticamente concluída, com a maioria das áreas plantadas dentro do período ideal. O milho da primeira safra está em boas condições, com muitas áreas na região Sul já no estágio reprodutivo. A soja, que inicialmente apresentou atraso na semeadura, também se beneficiou da melhor distribuição das chuvas em dezembro, o que ajudou no seu desenvolvimento. A colheita da soja está prestes a começar.
No entanto, o semiárido do Nordeste e partes do Matopiba enfrentaram chuvas escassas ou irregulares, o que afetou negativamente as lavouras de soja e milho nas regiões mais impactadas pelas condições climáticas adversas.
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT
Deixe uma resposta