Sinop registra 142 novos casos de HIV em 2024 e celebra avanços no combate à transmissão vertical
Sinop registra 142 novos casos de HIV em 2024 e celebra avanços no combate à transmissão vertical
A Secretaria de Saúde de Sinop registrou 142 novos casos de HIV entre janeiro e novembro de 2024. Do total, 106 diagnósticos foram em homens e 36 em mulheres, sendo 18 gestantes. O número representa uma leve redução em relação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 149 casos, embora com um aumento de um caso em gestantes.
Neste mês, a campanha Dezembro Vermelho reforça a importância da conscientização sobre o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Segundo Walther Esteves, coordenador do Serviço de Assistência Especializada (SAE), um dos desafios é o diagnóstico tardio. “Ainda temos um índice alto e pessoas descobrindo o diagnóstico mais tarde. O ideal é fazer os testes o mais cedo possível para reduzir danos à saúde e interromper a cadeia de transmissão”, orienta.
Avanços no combate à transmissão vertical
Sinop comemora o fim da transmissão vertical (de mãe para filho) do HIV nos últimos 11 anos. Mulheres vivendo com HIV deram à luz crianças sem o vírus, resultado que rendeu ao município o Selo Ouro de Boas Práticas, concedido pelo Ministério da Saúde. Este avanço foi possível graças à capacitação de profissionais e ao acompanhamento especializado.
Prevenção e acesso a tratamentos
Os testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no SAE. Preservativos masculinos e femininos, além das medicações de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), também são oferecidos gratuitamente. Essas medidas ajudam a prevenir e reduzir o risco de novas infecções.
A orientação da Secretaria de Saúde é que todas as pessoas sexualmente ativas realizem os testes regularmente, independentemente de idade, estado civil ou orientação sexual, contribuindo para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do Só Notícias
Deixe uma resposta