Exposição celebra 80 anos do fim da 2ª Guerra e homenageia ex-combatente da FEB

Durante todo o mês de Maio o Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, em Sorriso, recebe uma exposição especial em alusão aos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. O evento presta uma homenagem emocionante ao cabo da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Nestor Preima, que participou dos combates na Itália em 1944, integrando o esforço dos Aliados contra o exército nazista.

 

A exposição reúne um acervo rico e inédito composto por objetos pessoais do ex-combatente, como medalha de honra, boina, documentos, fotografias e um diário manuscrito por ele, no qual relata os momentos vivenciados nos campos de batalha. A mostra busca resgatar e preservar a memória dos “pracinhas” brasileiros soldados que enfrentaram o rigor do inverno europeu, o terreno montanhoso e a escassez de suprimentos, contribuindo com bravura para a vitória da democracia sobre o nazifascismo.

A FEB atuou como parte do Quinto Exército Americano, liderado pelo general Mark Clark, e desembarcou em Nápoles entre julho e setembro de 1944. Ao lado das tropas norte-americanas, os brasileiros protagonizaram batalhas decisivas e ajudaram a projetar o Brasil no cenário internacional.

Além de sua atuação na guerra, Nestor Preima também é lembrado por sua importância na história local. Ele foi um dos pioneiros de Sorriso, adquirindo terras na região no início da década de 1970. Atualmente, três de seus sete filhos Eugênio Preima, agricultor; Guiomar Preima, professora aposentada; e Emiliano Preima, engenheiro  residem no município. Os demais vivem em Santa Catarina.

Na manhã de abertura da exposição, os familiares do homenageado estiveram presentes para prestigiar o evento.

Deixe uma resposta