Com 29 casos de infecção pulmonar grave, Sorriso reforça vacinação
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Sorriso divulgou o Perfil Epidemiológico nº 02/2025, que apresenta o cenário mais recente da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município. Até o dia 10 de junho, foram notificadas 29 ocorrências da doença, das quais 16 envolvem moradores atendidos localmente e 13 referem-se a pacientes residentes em Sorriso, mas notificados por outros municípios.
A SRAG é uma infecção pulmonar severa que pode evoluir rapidamente para insuficiência respiratória. O levantamento destaca dois grupos vulneráveis: crianças de até 10 anos, que representam 56% dos casos confirmados, com maior incidência entre os meninos; e idosos com mais de 60 anos, que concentram 25% das notificações. A baixa cobertura vacinal é apontada como um dos fatores que contribuem para o aumento dos casos.
Acesse nosso grupo de notícias
Entre os vírus identificados, os principais foram: COVID-19 (31%), Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Influenza A e B e Rinovírus. Em outros 31% dos casos, o agente causador não foi identificado, o que aponta para a circulação simultânea de diversos vírus respiratórios na região.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, reforça que a rede de saúde municipal está em estado de alerta, atuando de forma preventiva e assistencial. No entanto, ela chama atenção para a baixa adesão às campanhas de vacinação, que impacta diretamente na prevenção.
“Ao surgirem sinais de agravamento, como febre alta, tosse persistente e dificuldade para respirar — principalmente em crianças e idosos — é fundamental procurar uma unidade de saúde. A vacinação contra gripe e COVID-19 continua sendo uma ferramenta essencial para evitar complicações”, destaca a coordenadora.
Para aumentar a cobertura vacinal, a prefeitura está promovendo neste mês a campanha Junho da Vacinação contra a Gripe, com foco em grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades, professores, entre outros definidos pelo Ministério da Saúde. Até o momento, apenas 33% desse público-alvo foi vacinado.
Como parte das ações, no próximo sábado (28), cinco unidades de saúde funcionarão em horário especial — das 13h às 17h — exclusivamente para vacinação: PSFs Rota do Sol, São Domingos, Morada do Bosque, Anézia Biazin e Distrito de Primavera.
O secretário municipal de Saúde,Vanio Jordani, lembra que também será possível atualizar o calendário vacinal de outras vacinas durante o plantão:
“É uma ótima oportunidade para colocar a vacinação em dia. Basta levar o Cartão SUS ou CPF e a caderneta de vacinação”, orienta.
Além da imunização, a Vigilância em Saúde recomenda a manutenção de medidas simples e eficazes para prevenção: lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e cobrir o rosto ao tossir ou espirrar.
Por Ana Flavia Moreira
Deixe uma resposta